top of page

Cumprir prazos é uma habilidade

“Cumprir prazos é uma habilidade e, como é uma habilidade, podemos aprendê-la”.

Para manter a organização, as sociedades necessitam de prazos, de forma a que consigam preservar a ordem e a disciplina.

A reputação de alguém que não falha um prazo, vale ouro. Não é possível trabalhar bem e com eficiência sem que exista uma meta e tempo limite. Os danos de um prazo não cumprido podem ser grandes para uma marca ou empresa.

Aqui estão alguns princípios básicos que Seth Godin, autor, professor e especialista em marketing, acredita que podem ajudar na hora de planear:


Os prazos não são cumpridos por pessoas que “fazem o seu melhor”.

Manter um prazo necessita de organização e planeamento de cenários.



ree

Se está a cortar custos com frequência e se cumprir prazos é cansativo, então têm um problema de sistema.

Um prazo único é algo que dificilmente será cumprido. É aconselhável que divida o seu grande prazo em 10 ou 15 marcos intermediários. Assim pode ver o progresso a cada momento, antes que seja tarde demais.

Ter mais pessoas num projeto não significa maior rapidez. Crie seu projeto com o número certo de pessoas e tenha o maior número possível de “componentes” a serem executados em paralelo.

Não confie em prazos “imaginários” como forma de incentivo e seja claro para que as pessoas entendam desde o início o que quer dizer com prazo. Dessa forma será mais eficiente e evita a confusão entre os que levam os prazos a sério e os que acham que é um pormenor.

Organize-se e divida todas as etapas para que seja possível definir um prazo.

Tenha uma especificação rigorosa criada com antecedência para cada elemento do seu projeto. Dessa forma há alguns padrões que serão aprovados antes mesmo de começar o trabalho.

É impossível que os problemas ocultos melhorem. Sendo assim, o gerente do projeto deve saber o que a equipe sabe e pensa sobre o estado do projeto.

Evite competir num setor onde a única maneira de “ganhar” é relativizar prazos, pois assim o mais certo é falhar e ter de lidar com a sobrecarga emocional que vem disso.

Escolha um setor onde se valoriza que os prazos sejam cumpridos e onde possa manter as suas promessas, de forma a criar satisfação para si e para os outros.

Entenda que entregar um relatório determinada data custa mais do que entregar “quando estiver pronto”. Com isso, o orçamento que vai fazer para uma proposta deve ter em conta o valor que sua “promessa de prazo” cria. E depois investa esse dinheiro a garantir de que o prazo não se perde.

“Cumprir prazos é uma habilidade e, como é uma habilidade, podemos aprendê-la”.

Não perca nenhum prazo.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page